terça-feira, 31 de maio de 2022

Como foi o Anime Summit 2022?

E aí, pessoal! Neste fim de semana fui em um evento de anime aqui em Brasília-DF e pensei em falar pra vocês como foi a minha experiência depois de três anos sem participar de nenhum evento como esse. A 1ª edição do Anime Summit aconteceu durante os dias 27, 28 e 29 de maio de 2022 no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília e não só trouxe diversas atrações e apresentações, como várias lojas, praça de alimentação, concurso de cosplay, área de jogos, karaokê,  um espaço para divulgação de artistas locais e muito mais! Quer saber como foi? Vamos nessa!


Tive a oportunidade de ir em dois dias de evento, nos dias 28 (sábado) e 29 (domingo), e, em geral, eu me diverti bastante e achei o espaço e todas as atrações incríveis! Aqui em Brasília, nós costumávamos ter uma quantidade boa de eventos e encontros para fãs de anime, mangá, jogos, etc todos os anos, mas, por conta da pandemia, infelizmente a quantidade desses eventos diminuiu bastante. Em 2022, graças à redução do número de mortes e infectados pela pandemia, os eventos estão começando a voltar e a se reestabelecer na cidade, sendo o Anime Summit o primeiro deles. Algo válido de mencionar é que o ingresso estava apenas R$12,50 (meia entrada), ou seja, bastante acessível a todos, o que definitivamente traz bastante motivação para o público. Para conseguir a meia entrada, além dos métodos tradicionais, bastava levar um mangá como doação para a biblioteca de mangás e quadrinhos que estão construindo na cidade, outra iniciativa incrível!

Apesar de existirem muitos eventos desse estilo por aqui, eu nunca fui em muitos deles, geralmente apenas nos mais famosos, como o anual Geek Prime, mas até mesmo esse havia um tempo que eu tinha deixado de frequentar. A verdade é que, com o tempo, meu interesse em animes e mangás diminuiu bastante, e se tornou muito raro eu consumir esse tipo de mídia. Entretanto, eu sempre tive muito contato com a língua e cultura japonesa, então, de um jeito ou de outro, em algum momento eu me encontrava com essas mídias. De toda forma, eu sempre achei incrível a arte de fazer cosplay e nesses eventos sempre haviam produtos importados japoneses ou atrações que eu achava interessante, então muitas vezes eu acabava dando um jeito de ir. Dessa vez não foi diferente.

Nesta 1ª edição do Anime Summit, seus realizadores não pouparam esforços para fazer do evento algo memorável. Entre alguns dos nomes presentes na lista de atrações estavam Guilherme Briggs, Wendel Bezerra, Charles Emmanuel, Glauco Marques, Ricardo Cruz, Carol Valença, entre muitos outros, tornando o evento praticamente imperdível para quem é fã de animes clássicos e dublagem em geral. Por conta disso, não pude deixar de notar o tanto que o local do evento estava LOTADO nos dois dias em que estive presente. Pessoas de todas as idades e aparências foram prestigiar a cultura otaku tão popular nos últimos anos, e eu achei isso incrível! Os mais velhos puderam mergulhar em um mar de nostalgia com os animes que eles cresceram assistindo (sendo bem sincero, até cansei de ouvir as músicas de abertura de Dragon Ball e Pokemon quando estava lá), enquanto os mais novos puderam estar imersos dentro do mundo dos animes, mangás, jogos e muitas outras coisas que os jovens tem gostado tanto recentemente (como a obra Kimetsu no Yaiba, tão famosa nos últimos tempos e, inegavelmente, fonte de inspiração para a maior parte dos cosplays que você encontrava no evento, até mesmo o embaixador do Japão no Brasil - sim, o embaixador!! - estava usando uma fantasia inspirada nesta obra). 

Embaixador do Japão com cosplay
do anime Kimetsu no Yaiba

Já que estamos falando das atrações, nos dois dias de evento que participei quem eu mais tive interesse em assistir foram os dubladores Charles Emmanuel e Guilherme Briggs. Acompanho o trabalho deles há bastante tempo e sempre fui um grande fã, então não tinha como deixar passar a oportunidade de vê-los pessoalmente. 

No dia 28 (sábado), Charles Emmanuel subiu no palco principal do evento e fez uma ótima apresentação sobre seus trabalhos já feitos. O ator e dublador tem um currículo enorme e maravilhoso, havendo dublado personagens como Ron Weasley (Harry Potter), Rigby (Apenas um Show), B-MO (Hora de Aventura), Mutano (Jovens Titãs), Ben (Ben 10) e muitos, muitos outros personagens marcantes. Sua apresentação começou com ele falando sobre os principais papeis que já dublou, e no fim ele conversou com a plateia e tirou as dúvidas do público. Depois, ele ainda participou de uma sessão de fotos e autógrafos com o pessoal que havia adquirido o ingresso de meet and greet. Foi um momento incrível, ele é muito simpático e gente boa, fez várias piadas durante a apresentação e encantou a todos. 


No dia 29 (domingo), foi a vez de Guilherme Briggs se apresentar e, como esperado, foi um dos melhores momentos de todo o evento! O dublador de personagens como Buzz Lightyear (Toy Story), Cosmo (Padrinhos Mágicos), Mickey, Grinch, etc foi extremamente carismático, atencioso, paciente, engraçado e profissional. Durante toda a apresentação ele interagiu com o público, que, na minha opinião, foi o maior público para as apresentações de todo o evento! Muitas pessoas estavam presentes e tinham muitos fãs emocionados na plateia. Ele começou se apresentando e falando um pouco sobre seus personagens, mas logo passou a palavra para o público para que tirassem dúvidas e pudessem interagir. O ator possui um currículo imenso e uma carreira duradoura, então ele teve muitas dicas e mensagens para passar tanto aos mais jovens quanto aos seus pais. Achei incrível todas as lições que ele ensinou durante a hora que esteve em cima do palco. Ele falou sobre a forma que ele lida com o trabalho e com a pressão, enfatizando que ele não se pressiona demais e faz o seu melhor, tentando ao máximo não ser perfeccionista e aproveitar os pequenos momentos da vida. Também gostei muito da mensagem que ele passou para os pais, mas que serve para todos: eventos como o Anime Summit são capazes de promover a cultura e a educação em grande escala, e como cidadãos precisamos exigir e apoiar esse tipo de evento. Alguns cosplays de seus personagens subiram ao palco junto com ele para prestar homenagem a ele: um Indiana Jones, um Superman e um Brook (One Piece). Ele também falou sobre como começou na carreira de dublagem, contou histórias sobre outros dubladores e deu inúmeras dicas para quem sonha em seguir essa profissão. Briggs ganhou diversos presentes, gritos, pedidos de dublagem ao vivo e aplausos do público. Sua apresentação foi brilhante e inesquecível, foi um momento muito emocionante. Ele é, sem dúvidas, uma lenda da dublagem brasileira!


Além das apresentações, também haviam várias lojas, restaurantes, oportunidades de lazer, experiências, etc. Nas lojas, diversos produtos relacionados à cultura popular japonesa estavam disponíveis, como camisetas com estampas de animes, colares temáticos, toucas e chapéus, mangás e livros, doces japoneses e coreanos, decorações, itens de papelaria, canecas, pingentes, chaveiros, anéis, etc. Honestamente, as filas estavam imensas e os preços estavam em suas maioria justos, porém muita coisa estava um pouco salgada. Apesar de ter interesse em alguns produtos, os preços e a quantidade de pessoas nas lojas me deixou um pouco hesitante de comprar, então no fim acabei levando apenas um colar de R$5,00 com o símbolo do Naruto para usar durante o evento com minhas amigas. 

Meu maior gasto foi com alimentação, não porque estava caro, mas porque tinham diversas opções e muita coisa que eu ainda nunca tinha experimentado, então não deixei passar essa oportunidade de descobrir sabores novos. Os restaurantes vendiam de tudo: de yakissoba, lámen, oniguiri, sushi, entre outros até pizza e cachorro quente. Das comidas japonesas, o que mais me chamou atenção foi o takoyaki, que nunca havia experimentado e achei uma delicia. Também experimentei o gyoza e o lámen, e os dois estavam uma delicia. Minhas amigas também pediram um sushi durante o evento e acabei comendo alguns, e posso dizer que estavam muito gostosos e muito bem feitos. Também estavam disponíveis no evento comidas como mochi, bubble tea, udon, tonkatsu, e muito mais. Em geral, tudo tinha uma ótima qualidade e preços justos. Ok, individualmente os preços também estavam um pouco caros, mas, se você tinha alguém para dividir com você, com certeza valia a pena. O evento também abrigou um maid café, com várias atendentes vestidas de maid. Devo confessar que o serviço não estava tão perfeito, em nenhum momento fui atendido com um irasshaimase ou chamado de goshujin-sama. Ainda assim, pedi alguns biscoitos de matcha e dois dorayakis para experimentar, e os dois estavam deliciosos. 


Entre as oportunidades de lazer estavam um espaço para jogar vídeo games, dos mais recentes até os clássicos, incluindo máquinas de fliperama, um espaço de karaokê, para todos que queriam cantar sua música favorita, seja ela relacionada com animes ou não, um enorme espaço de dança, no qual você escolhia uma música do jogo Just Dance e dançava na frente de todos, uma quadra de quadribol, um espaço de airsoft, um campo de batalhas, jogos como xadrez gigante, shogi e gô, entre outras coisas. Desses, o único que me aventurei e tomei coragem para enfrentar a fila foi o karaokê, no qual tive a oportunidade de cantar Stay With Me, da Miki Matsubara, na frente de milhares de pessoas junto com uma amiga. Foi um momento incrível e inesquecível. Das experiências, era possível aprender sobre sumi-ê, participar do concurso de cosplay, descobrir as apresentações de taiko, interagir com carros decorados com imagens de animes (principalmente Neon Geneis Evangelion), tinham vários espaços para tirar fotos, um mural para deixar uma mensagem e ainda encontrar com o embaixador do Japão andando pelo local! Brincadeiras a parte, tinham vários cosplays incríveis pelo evento e uma das principais experiências para mim foi conhecer alguns e tirar fotos com alguns deles. Meus favoritos foram os de One Piece, que é não apenas minha série favorita, mas também meu objeto de estudo no mestrado, então não pude evitar tirar várias fotos com os cosplays dos personagens da obra. Além disso tudo, também havia a área dos artistas, onde diversos artistas locais tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e vender obras originais. As artes estavam incríveis e eu trouxe para casa diversos adesivos e bottons que estavam vendendo por lá.


-----

Bom, é basicamente isso por hoje. O evento estava incrível, eu me diverti bastante nos dois dias que fui e com certeza levo ótimas memórias pra casa. Com certeza recomendo essa experiência para todos vocês e, para quem for de Brasília, não deixe de ir na próxima edição do Anime Summit ou em outros eventos como esse, como o Festival do Japão no mês que vem. 

Agora me contem: como são os eventos de animes na cidade de vocês? O que é diferente e o que é parecido com esse que acabei de apresentar? Escrevam aqui nos comentários o que vocês acham. E se vocês também foram no Anime Summit 2022, escrevam nos comentários como foi a experiência de vocês no evento, o que vocês mais gostaram, o que compraram, etc.

Espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje e em breve eu volto com mais postagens para vocês. Nos vemos na próxima e até mais!



Links:

-*-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.