sexta-feira, 11 de março de 2022

A apaixonante melodia de Given!

Bem-vindos novamente ao Otaku Face! Nesse mesmo dia, há dez anos, nós publicamos nossa primeira postagem no blog. Ou seja, exatamente HOJE completamos 10 anos de existência. Obrigado a todos que nos ajudaram a chegar até aqui. 👏👏 Para comemorar esta data tão especial, hoje iremos falar da obra que atualmente representa a imagem do blog: Given. Um dos mangás mais populares do Japão atualmente, a obra escrita e ilustrada pela autora Natsuki Kizu já ganhou adaptações para anime, filme, live action, teatro e áudio-drama, se tornando aclamado pelas críticas e um grande sucesso do gênero boys' love (BL). Nessa postagem, iremos falar um pouco da história e das várias adaptações dessa obra. Vamos nessa?



A história
Ritsuka Uenoyama, um excelente guitarrista de uma banda iniciante em que toca junto com seus amigos, não sente mais o mesmo prazer que costumava sentir ao tocar guitarra igual quando começou anos atrás. Até que ele conhece Mafuyu Satou, um tímido colega da escola que pede a ele que o ensine a tocar o instrumento. Uenoyama consegue ver aquele antigo prazer e curiosidade nos olhos de Mafuyu, o que o inspira a levar o colega para os ensaios de sua banda e, por fim, começar a ensiná-lo lições de guitarra. Pouco depois, Uenoyama descobre que Mafuyu possui uma linda voz e o convida para participar de sua banda, que precisa de um vocalista e um novo guitarrista. Aos poucos, o relacionamento dos dois começa a se desenvolver e tomar novos patamares, enquanto aprendem sobre a vida um do outro e descobrem os motivos que os levaram a querer tocar guitarra. Com a chegada desse novo integrante, a banda decide se nomear "Given".

"Sem saber, acabei tocando as cordas do coração dele com tudo."
Uenoyama sobre Mafuyu

Enquanto a história de Uenoyama e Mafuyu se desenvolve, também acompanhamos a evolução do relacionamento entre Akihiko e Haruki, os outros dois integrantes da banda Given. Haruki está secretamente apaixonado por Akihiko, porém esconde seus sentimentos já que Akihiko ainda está se envolvendo com seu ex-namorado, Ugetsu Murata, com quem divide um apartamento. Após diversas brigas e reconciliações com Ugetsu, Akihiko é expulso de seu apartamento e procura abrigo na casa de Haruki. Quando passam a morar sob o mesmo teto, os dois aprendem mais sobre o outro e aos poucos se aproximam.  


O mangá 
Given é a terceira obra da autora Natsuki Kizu, estando em publicação no Japão desde abril de 2013 na revista bimestral Chéri+. Seus capítulos foram compilados em volumes e encadernados pela editora japonesa Shinshokan, estando atualmente na sétima edição. Sua tradução oficial para o inglês é publicada pela Viz Media sob sua marca SuBLime, e o primeiro volume foi lançado em fevereiro de 2020. No Brasil, a obra é licenciada pela maravilhosa editora NewPOP desde maio de 2020, que já traduziu para o português brasileiro até o sexto volume.

Apesar de já ter escrito outras obras antes, Given é o trabalho mais longo da artista Natsuki Kizu. Suas duas séries anteriores foram publicadas em volume único: Yukimura-sensei to Kei-kun (Professor Yukimura e Kei, de 2013) e Links (2014). Links também foi publicado aqui no Brasil pela editora NewPOP, que já anunciou a publicação de Yukimura-sensei to Kei-kun para o primeiro semestre de 2022.

Em 2019, a autora deu uma entrevista para a revista japonesa PASH!, em que fala um pouco mais do seu processo de criação do mangá. Provando ser revolucionário para a indústria, Given foi a primeira obra BL a ser capa da revista PASH!, cuja divulgação se deu a partir do slogan "Agora é a era do BL!". A autora comenta:

"Eu queria criar um mangá que fosse além do romance. Embora a principal característica do BL seja o romance, eu queria algo fora disso. Há inúmeras razões pelas quais escolhi que o foco da história fosse sobre música: eu simplesmente gosto de música, meus amigos estavam em uma banda, entre outras razões. [...] Eu queria que a obra passasse uma sensação apropriada da realidade. Como o gênero BL em si é basicamente uma fantasia, vamos apoiá-lo com bases mais realistas." (Fonte: Twitter)

Com a popularidade do mangá, em março de 2019 foi anunciada uma adaptação para anime produzida pela empresa Lerche.


O anime
O anime foi ao ar de 11 de julho a 19 de setembro de 2019 no noitaminA, o bloco de animes da programação noturna do canal japonês Fuji TV, se tornando a primeira obra BL a ir ao ar no canal. O anime foi distribuído pela Crunchyroll no Brasil e atualmente está disponível para ser assistido gratuitamente.

Obviamente, como toda adaptação, o anime não adapta totalmente o mangá, deixando alguns personagens, plots secundários e capítulos extras de lado. Além disso, o anime também adiciona diversas cenas originais que não estão presentes no mangá. Entretanto, a adaptação é extremamente fiel e a essencia da história e dos personagens é transportada com sucesso para as telas. Muitos fãs preferem a obra animada ao invés dos quadrinhos, assim como o contrário também ocorre. Acontece que, como se trata de uma história musical, o anime consegue passar a sensação das musicas e das melodias com muito mais sucesso do que as páginas do mangá. É muito satisfatório ouvir Mafuyu cantando e poder escutar as músicas escritas para o anime, que são extremamente contagiantes e te fazem virar fã da banda. 


Os dois formatos sendo praticamente idênticos na questão da história, fica a critério do público decidir qual o formato que mais se adequa às suas expectativas. Entretanto, o anime só foi adaptado até o volume 3 do mangá, então não esqueçam de levar isso em consideração!

O filme
A sequência cinematográfica do anime Given foi anunciada em 19 de setembro de 2019. O filme é uma continuação direta do anime e adapta algumas partes do segundo arco do mangá (volumes 4 e 5), que se concentra principalmente na relação entre Haruki e Akihiko. O desenvolvimento do filme deixou de ser pelo bloco noitaminA para o Blue Lynx, o novo selo de animes yaoi e BL da Fuji TV, lançado em 2019. O filme foi originalmente programado para ser lançado nos cinemas em 16 de maio de 2020, mas foi adiado para 22 de agosto de 2020 devido a a pandemia de COVID-19. O Crunchyroll adquiriu os direitos de distribuição internacional do filme e o lançou em sua plataforma em fevereiro de 2021, estando até hoje disponível para assistir gratuitamente.


O live action
Estrelando Jin Suzuki como Uenoyama, Sanari como Mafuyu, Kai Inowaki como Akihiko e Shuntarō Yanagi como Haruki, a adaptação de Given para dorama em live action de seis episódios estreou em 2021. Por conta do seu tamanho limitado, com metade do tamanho do anime, o live action necessita condensar bastante a história da obra e acaba fazendo uma adaptação menos fiel ao mangá. O anime consegue se aprofundar muito mais na trama e desenvolver bem melhor os relacionamentos. O remake tem dificuldade para transmitir os eventos da narrativa de forma coerente, resultando em uma história corrida. Há uma pequena subtrama romântica entre Akihiko e Haruki, no entanto, não há tempo o suficiente para o desenvolvimento. Apesar disso, o live action é capaz de prender sua atenção e te divertir durante os 20 minutos de cada episódio, além do episódio 6 ser fantástico e uma ótima adição para a obra completa de Given. Infelizmente, o dorama não se estende além disso e termina cedo demais.


A peça de teatro 
Uma adaptação teatral de Given foi anunciada em 3 de abril de 2020. Originalmente programado para ser encenado nos palcos em Tóquio, Kyoto e Osaka, de 15 de agosto a 6 de setembro de 2020, foi inicialmente cancelado como resultado da pandemia do COVID-19, antes de ser remarcado para novembro de 2021. O elenco cantou e apresentou as cenas do concerto da peça ao vivo. A direção da peça foi por Fumiya Matsuzaki (A3! e Starry Sky), e com o retorno da roteirista do anime, Yuniko Ayana.

O áudio-drama
Um CD de áudio-drama adaptando cenas do primeiro volume do mangá foi incluído na edição de fevereiro de 2016 da revista Chéri+. Nesse mesmo mês, a produtora Crown Works começou a lançar uma série de CDs de audiolivros que adaptaram cada volume do mangá. Atualmente, já foram adaptados os cinco primeiros volumes do mangá.

---


Seja como mangá, anime, dorama, filme, peça de teatro ou áudio-drama, Given é uma obra que vale a pena ser conhecida por todos os fãs de música e, principalmente por fãs de obras boys' love, por ter sido um dos grandes responsáveis por popularizar o gênero nos últimos anos. Não podemos recomendar o suficiente essa obra, para TODOS!! Não percam. Abaixo colocaremos os links para que vocês possam acessar a obra.

Comentem abaixo o que vocês acham de Given e qual o seu formato preferido da obra. Obrigado a todos que leram até aqui e obrigado a todos vocês por acompanharem nosso blog durante todos esses anos (ou mesmo que tenha chegado agora). Não seriamos nada sem vocês. Que venham mais 10 anos!! Até mais, pessoal. 

Links para acesso:

-*-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.