quinta-feira, 24 de março de 2022

Mais cinema japonês no Brasil!

Voltamos! E hoje trazemos mais uma divulgação para quem gosta de cinema japonês. O CineSesc de São Paulo está promovendo uma pequena mostra online de filmes japoneses de 14 de março até 14 de abrilFundado em 1979, o CineSesc é um dos mais tradicionais cinemas de rua da cidade de São Paulo. Além de filmes, a programação também conta com cursos e exposições. Durante a pandemia, o CineSesc disponibilizou diversos conteúdos de forma online. Hoje suas mostras são feitas de forma online e presencial. Para quem é de São Paulo e prefere assistir filmes presencialmente, o cinema está exibindo o filme "Drive My Car", do diretor Ryusuke Hamaguchi, indicado a várias categorias no Oscar desse ano. O cinema de rua do CineSesc está localizado na Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo.

Nessa postagem, vamos falar um pouco mais de cada filme que está sendo exibido online pelo CineSesc e onde você pode acessá-los. Vamos nessa?

A mostra de filmes acontece na plataforma Sesc Digital na série #CinemaEmCasa, e conta com cinco títulos especialmente dedicados ao cinema japonês. Os filmes servem como complemento para o curso que está sendo ministrado no CineSesc pelo crítico Gabriel Carneiro, que tristemente já conta com as vagas esgotadas. A seleção de obras conta com alguns dos principais diretores em exercício na última década para o cinema japonês contemporâneo, como Ryusuke Hamaguchi, diretor do previamente mencionado "Drive My Car", Hirokazu Koreeda, entre outros.

Informações sobre os filmes:

1. Pais & Filhos (2013)
Drama, Família || 120 min 
Direção: Hirokazu Koreeda
Classificação indicativa: 12 anos
Elenco: Masaharu Fukuyama, Machiko Ono, Yôko Maki e Lily Franky

Ryoata é um arquiteto obcecado com o sucesso profissional, que forma com a jovem esposa e o filho de 6 anos uma família ideal. Sua vida sofre uma grande transformação quando descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, já que seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade.

Filme disponível até 14/04/2022 



2. O Que Eu Mais Desejo (2011)
Drama, Comédia || 128 minutos
Direção: Hirokazu Koreeda
Classificação indicativa: Livre
Elenco: Koki Maeda, Ohshirô Maeda, Ryôga Hayashi e  Nagayoshi Seinosuke

No Japão, na ilha de Kyushu, dois irmãos vivem separados após o divorcio de seus pais. O mais velho, de 12 anos, mora com sua mãe no sul da ilha e seu irmão mais novo, com o pai, no norte da ilha. O que o irmão mais velho deseja acima de tudo é que sua família viva junto novamente. Por isso, quando ele escuta de um amigo na escola a história de que no momento em que dois trens balas se cruzam você pode fazer um desejo que ele certamente se realizará, ele decide organizar uma viagem secreta até o ponto de intersecção dos trens, onde o milagre poderá acontecer. Será que ele vai conseguir tornar realidade o seu maior desejo?

Filme disponível até 14/04/2022 


3. O Fim da Viagem, o Começo de Tudo (2019)
Drama || 120 minutos || Japão, Uzbequistão, Qatar 
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Classificação indicativa: 12 anos
Elenco: Atsuko Maeda, Shota Sometani, Tokio Emoto, Adiz Radjabov e Ryo Kase

A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa de variedades que apresenta. Apesar do perfil internacional do programa, Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudaram sua visão da vida.

Filme disponível até 14/04/2022 


4. Creepy (2016)
Terror, Suspense || 130 min
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Classificação indicativa: 14 anos
Elenco: Hidetoshi Nishijima, Yuko Takeuchi, Teruyuki Kagawa, Haruna Kawaguchi e Masahiro Higashide

Takakura era detetive da polícia de Tóquio, se aposentou por causa de um grave incidente que o deixou traumatizado, e agora é professor de psicologia criminal na universidade. Esperando que esta nova carreira o leve a uma vida mais tranquila, ele e sua esposa Yasuko se mudam para um tranquilo bairro no subúrbio. Seus vizinhos imediatos são os Nishino. Embora Takakura tenha se afastado completamente do trabalho policial, ele não pode conter sua curiosidade quando Nogami, seu ex-colega, pede um conselho sobre um caso sem solução: o estranho desaparecimento de uma família que aparentemente fugiu de casa e seus corpos nunca foram encontrados. Um dia, Takakura é abordado pela filha do vizinho, que lhe diz: "Aquele homem na minha casa não é meu pai... Ele é um completo estranho".

Filme disponível até 14/04/2022 

5. Asako I & II (2018)
Drama || 119 minutos || Japão, França
Direção: Ryusuke Hamaguchi
Classificação indicativa: 12 anos
Elenco: Masahiro Higashide, Erika Karata, Koji Seto, Rio Yamashita, Sairi Ito e  Daichi Watanabe

Asako e Baku vivem um romance intenso e avassalador, porém, certo dia, o temperamental Baku desaparece. Dois anos mais tarde, depois de se mudar de Osaka para Tóquio, Asako encontra o duplo perfeito de Baku. Ryusuke Hamaguchi, que já havia atraído atenção em 2015, com um filme de mais de cinco horas intitulado Happy Hour, retorna com esta obra, baseada em um livro da escritora Tomoka Shibasaki, para traçar a trajetória de um amor, ou, para ser exato, dois amores, encontrados, perdidos, deslocados e recuperados.

Filme disponível até 14/04/2022 
                                                                                        Clique aqui para assistir o filme.

---

Fonte: Guia Olá SP

Caso tenham interesse em cinema japonês, ou em cinema em geral e queiram descobrir filmes novos, participem da mostra e assistam os filmes que estão sendo exibidos, para que mais exibições como essa aconteçam no futuro. Espero que gostem dos filmes e quando assistirem comentem aqui em baixo o que acharam para que possamos interagir! 

Continuem acompanhando nossas postagens e nos vemos novamente em breve. Até a próxima!

-*-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.