terça-feira, 10 de junho de 2014

A Bela Adormecida


Aqui estou com mais uma postagem da coluna da Disney, que começou décadas atrás (em janeiro foi nossa primeira/ultima postagem nessa coluna), mas vamos deixar isso de lado e focar, porque.... we're back! Tá, tá, não totalmente, mas agora que estamos de férias provavelmente postaremos com muito mais frequência, mas só por enquanto, infelizmente. Mas mesmo sendo só por agora, vamos aproveitar! Então, hoje, como diz o título, a postagem é sobre Sleeping Beauty, ou no título traduzido, A Bela Adormecida, uma história famosa mundialmente, além de ser mais um conto dos irmãos Grimm e mais um filme da Disney.



E o que me inspirou pra fazer essa postagem (mesmo tendo dito que eu iria começar da ordem de lançamento dos filmes, mas vamos ignorar isso também) foi porque eu recentemente assisti Malévola, um filme muito esperado pelos fãs da Disney, pelos fãs da própria história e também pelos fãs da atriz principal, Angelina Jolie, ou até mesmo os fãs da personagem Malévola. Mas o assunto ainda não é sobre ela, então vamos focar no que nos importa, a Bela Adormecida.


dados técnicos...
A Bela adormecida é um filme de animação musical produzido pelos estúdios da Walt Disney Pictures. O filme demorou aproximadamente 9 anos para ser concluído, sofrendo atrasos, colidindo com as datas em que o parque temático "Disneyland" estava sendo construído. Além de ter sido o filme mais caro desde O Pinóquio, de 1940, foi o 16º longa-metragem do estúdio, tendo tido sua estréia em 29 de janeiro de 1959. O filme tem 75 minutos. 

Foi baseado num conto do séc. XVII. Na verdade, há controvérsias sobre sua versão original. A versão mais conhecida é de fato a dos irmãos Grimm, publicada em 1812,  mas também há uma versão de Charles Perrault, de 1697, sendo que essas duas versões podem ter sido baseadas numa outra versão, de Giambattista Basile, apesar de que também podem ser apenas adaptações. 

Também teve uma versão para o balé, sendo que as musicas do filme de 1959 foram recicladas do balé e adaptadas para o filme. A música mais popular da trilha sonora, e também a musica principal do filme, foi Once Upon a Dream, tendo sido redublada por alguns cantores e recentemente pela cantora Lana del Rey, para o filme Malévola.



a história (contêm spoilers)...
Em um reino distante, um rei e uma rainha anunciam o nascimento de sua filha, Aurora. No dia de seu nascimento, o reino inteiro foi convidado para comemorar. Todo o reino compareceu, inclusive Filipe, um principe com quem o rei arranjara um casamento para sua filha, e também vieram três pequenas fadas, Fauna, Flora e Primavera. Cada uma dessas três fadas concederam uma benção para a menina. A primeira a concede o dom da beleza. A segunda á concede o dom da canção e da graciosidade. Já na vez da terceira fada, um clima esquisito se alastra no lugar, e logo aparece Malévola, uma terrível bruxa. A rainha diz que não a quer na comemoração, e Malévola, ao parecer nem um pouco incomodada com isso, revela sua ira ao colocar uma maldição na recém-nascida. A maldição condenava a menina a cair em um sono profundo em seu décimo-sexto aniversário, ao espetar seu dedo no fuso de uma roca de fiar. Mas as fadas acharam uma forma de quebrar o feitiço, com um beijo de amor verdadeiro. Ainda assim, o rei mandou queimar todas as rocas de fiar do reino e mandou as fadas levarem Aurora para longe, e a criar como camponesa, até seu décimo-sexto ano e um dia. 

No seu aniversário de 16 anos, depois de 15 vivendo como camponesa, Aurora passeia pela floresta perto de sua casa e lá encontra Filipe, um príncipe que está indo ao castelo para resolver assuntos com o rei. Eles então se apaixonam, e prometem se encontrar de noite. Nessa mesma tarde, Aurora descobre ser uma princesa, e é levada de volta para o castelo as pressas. Lá, Malévola á hipnotiza e a faz encontrar uma roca de fiar. Aurora então espera seu dedo e cai em um sono profundo. Para o rei não ficar sabendo, as fadas deixam o reino inteiro dormindo, até que tudo se resolva. Filipe, ao saber disso, enfrenta alguns desafios e encontra Malévola, que se transforma em um dragão. Os dois então lutam em um combate mortal, e Filipe derrota Malévola. Ele volta ao castelo e beija Aurora, fazendo com que ela e todo reino saiam de seu sono e vivam felizes para sempre. 



minha opinião...
A história do filme é um pouco diferente da história dos contos. Nos contos, eram mais de 10 fadas, e não só 3. E também, o reino acaba morrendo, pois ela passa 100 anos dormindo nos contos, e diversos príncipes tentam salvá-la, mas somente no 100º ano que um realmente consegue. 

Essa história me deixou empolgado, apesar de já ser uma história que eu conhecia (pois acho que não há nenhuma pessoa que não conheça a história), eu fiquei empolgado com as partes que eu não sabia. Apesar também de ser mais um clichê Disney, de beijo de amor verdadeiro, e musicas de repente, e se casar com alguém que você acabou de conhecer, esse filme teve seu charme. Já viciei na musica Once Upon a Dream, apesar de que preferi a versão da Lana del Rey, achei que o ritmo mais lento combinou mais. 

Uma coisa que eu não entendi de verdade é porque a Malévola simplesmente apareceu e enfeitiçou a menina, ou seja, tem realmente uma história por trás, uma história já antiga (a não ser que eu tenha perdido alguma coisa), uma história que vai ser revelada no novo filme onde ela é a personagem principal, Malévola.

Minhas personagens favoritas são as fadas, porque elas são engraçadas e atrapalhadas, e eu acho que a Aurora só é a personagem principal mesmo, porque ela não faz nada o filme inteiro, só canta, chora e morre (e é abençoada, e amaldiçoada e etc...), mas eu não desgosto dela, não totalmente pelo menos.

Eu também achei que algumas cenas pareciam bem fáceis de desenhar, então se qualquer dia desses vocês virem um desenho de A Bela Adormecida por aqui, saiba que é meu.  Aliás, eu devo confessar pra vocês, que eu só tive iniciativa pra assistir depois que eu assisti Malévola (btw, é muito dificil ter assistido os dois e não comparar, mas eu vou fazer isso na outra postagem, então aguardem), porque eu nunca tive curiosidade mesmo sobre a história, porque eu já sabia, então...



Então, essa foi a resenha, espero que tenham lido tudo gostado e espero que isso te ajude se estiver com alguma dúvida sobre o filme ou qualquer coisa. Em breve (essa semana ainda) vai sair a postagem sobre o filme Malévola, onde eu vou falar mais detalhes sobre os dois filmes e etc. Desculpe-me sobre os spoilers, mas acho difícil não comentar um filme desses sem falar alguns spoilers, apesar de que acho que todo mundo já assistiu esse filme. Minha nota pra esse filme, é 8, porque algumas partes da história são um pouco corridas, mas  nada que compromete o filme. E também porque tiveram alguns pontos sem sentido na história, como a história da Malévola, que eu expliquei anteriormente. A nota do IMDB é de 7.4, avaliação de 67 mil pessoas, então a minha opinião deve ser parecida com a do pessoal. Então é isso, e até breve. o/

***

Créditos: Wikipédia IMDb
Download (em inglês): kickass torrent (legenda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.