terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Merry Christmas~~!


Boa noite, gente! Já é véspera de natal e então eu vim fazer uma postagem especial pra combinar com o tema do blog. Sim, eu estou desaparecido, desculpa, mas é aquilo que vocês já sabem: preguiça, falta de criatividade e agora eu to parando de assistir animes e deixa tudo mais complicado. Vou tentar voltar a assistir, tem muitos animes legais que eu fiquei interessado, então qualquer dia desses vocês vão ver alguma postagem minha por aqui. 

Enfim, nesse post eu vou falar sobre o natal na ásia, mais especificamente no Japão e na Coreia. Eu não vou falar de animes porque quase não existem nenhum que falam só de natal, as vezes tem um episódio com esse tema, mas já foi o assunto da postagem do ano passado, que você pode ler aqui



O natal no Japão é completamente diferente do nosso. Eles tem sim árvores de Natal, Papai Noel, mas não é disso que eu to falando. Eles comemoram de um jeito diferente. Nós comemoramos o dia de um jeito mais religioso, lá é uma data mais comercial. Além de tudo, há muito tempo começou a ser comemorado o dia a dois, em um lugar bem romântico. Se tornou então um tipo de Dia dos Namorados para alguns japoneses mesmo tendo o dia próprio para isso.


E também, ao invés de peru, eles comem frango assado e ao invés de panetone, eles comem o chamado bolo de natal ou bolo branco, que são geralmente feitos com pão-de-ló, morangos, creme de leite e enfeites de açúcar. O natal no japão não é um feriado ou um dia de se reunir com a família. Ou seja, dia 25 todo mundo trabalha então ninguém tem tempo de fazer aquela reunião com todo mundo. É um dia como qualquer outro. Tudo o que tem que acontecer acontece no dia 24, mas nada que dure até muito tarde. Papai noel em japonês se fala: サンタさん (Santa San = Santa Claus + tratamento San).

Os americanos "levaram" o natal pro Japão na Segunda Guerra Mundial. Os comerciantes viram uma grande oportunidade e então começaram a vender várias coisas de natal e enfeitar suas lojas. Na verdade começaram a abusar, exagerar e se aproveitar da data. Tanto que até hoje eles transformam as cidades japonesas em um verdadeiro espetáculo de luzes e magia. Mas no inicio somente os cristãos comemoravam, só depois que a grande maioria da população japonesa, que não é cristã, também passou a comemorá-lo.

-*-


A Coreia do Sul é o pais com a maior população cristã da Ásia, atingindo os 30%, fazendo o natal de lá um pouco mais parecido com o daqui, sendo também um feriado nacional. Alguma pessoas também decoram as casas delas com arvores e enfeites de natal, mas algo como um dia antes e não um mês, como fazemos aqui. Lojas e hotéis costumam caprichar na decoração, assim como no Japão. Há também uma grande exibição de luzes em toda Seul.

Alguns celebram em casa, porém boa parte comemora fora de casa. De certa forma, para algumas pessoas da Coreia, o Natal é comemorado de forma semelhante que no Japão: um feriado romântico onde não se tem um restaurante vazio. Também é comum celebrar entre amigos e em festas e o Ano novo ficar com a família.. Para a parte da população que não é cristã, o Natal é um dia de compras. Eles também trocam presentes na véspera de natal, mas geralmente é dinheiro e não um presente que você comprou.

Os cristãos celebram o Natal de maneira semelhante ao Ocidente. Mas como não é um feriado totalmente religioso, não há tanto movimento. Os corais são comuns, principalmente entre os jovens. O Papai Noel (ou Santa Keulloseu [산타 클로스] como é chamado lá) também é popular com as crianças da Coreia. O diferente é que ele pode usar uma roupa tanto vermelha quanto azul, mas a azul não é muito comum.


Na ceia deles, que é um tanto diferente da nossa, o menu inclui pratos coreanos como macarrão de batata doce e sopa de massa de arroz, mais conhecidos por eles como jabchae e tteokguk respectivamente. Eles também comem bulgogi, um tipo de churrasco, e kimchi, repolho picante.

Agora, para quem mora na Coreia do Norte, o Natal é muito diferente. Ser cristão é "oficialmente" permitido, mas você pode ir para a prisão ou até mesmo ser morto por ser cristão ou por ter uma bíblia. Os cristãos na Coreia do Norte têm que se encontrar em segredo e qualquer celebração de Natal também tem que ser feita em segredo.
-*-

Feliz natal em coreano é: Meri Keuriseumaseu (메리 크리스마스), que vem do inglês, ou Jeulgeoun Seongtanjeol Doeseyo (즐거운 성탄절 되세요), que é a forma deles de se falar.
Já em japonês é: Merii Kurisumasu (メリークリスマス) que também vem do inglês.
Bom pessoal, por enquanto foi isso. Hoje eu vou assistir um filme e um anime do natal e qualquer coisa eu passo aqui pra contar o que eu achei. Desculpa, de novo, por estar muito ausente nos ultimos tempos.
 Feliz Natal, galerada~~!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.