terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Haruka - Poesia nas cartas

Konbanwa~! Como ultimamente eu estou assistindo Chihayafuru, eu pensei em fazer um post, mas não sobre o anime mas sim sobre o tema principal do anime. ^^


Mistura de agilidade, exercício mental e poesia, assim é o karuta. É um jogo tradicional do Japão, onde o jogador tem que decorar os 100 poemas. São 100 cartas, mas são jogadas apenas 50. 25 pra o jogador um e 25 para o jogador 2. As outras 50 ficam de lado, não fazem parte do jogo.  Daí então uma pessoa vai citar o começo de um dos poemas, enquanto os jogadores tem que procurar a continuação (do poema) nas 50 cartas, tanto nas cartas do seu lado, quanto a do lado adversário. (Confuso mas tentei explicar p vocês)


No caso da imagem o rádio é a 'pessoa' que cita o começo do
poema, e o Arata e Chihaya como jogadores.
Pode parecer um jogo bem simples, mas ele exige muito do jogador. Durante a partida os jogadores tem 15 minutos para decorar a ordem das cartas, por esse motivo quando a pessoa ler um dos poemas, e deve-se achar a continuação, digamos que é um jogo da memória mas com palavras. 

Porém duas coisas que deixam o jogo mais difícil.
1- Pode ter uma das 50 cartas a ser lidas e que não estão no jogo. - O que? É mais ou menos assim na minha frente tem três cartas começadas por 'As penas', 'Águas' e 'Uma flor', mas a pessoa que vai citar o poema começa com a palavra 'Chihayafuru'. A carta que começa pela palavra chihayafuru não está no jogo, quando isso acontece é chamado de carta morta. (Nossa, muito confuso eu sei.)

2- O adversário pode passar uma carta pra você quando houver uma falta - pegar uma carta que não está no jogo, ou pegar carta errada ou embaralhar as cartas na ordem que ele bem quiser no momento do jogo. (Isso eu não entendi, um pouco só, mas não vou conseguir explicar)

Então é por isso que o karuta é considerado um esporte, devido ao esforço físico/mental que é envolvido, por que além do jogador precisar ficar atento às palavras ele imediatamente deve reconhece-las, com isso há uma necessidade em ser rápido e ágil para pegar as cartas.

Tem torneio em todo o Japão e os melhores jogadores são nomeados metre e rainha, mas antes disso é preciso passar pelas classes E, D, C, B e A através de torneios regionais. 

~*~
Pois é eu tentei, mas não certo. Karuta precisa de muita explicação, mas não sou boa em explicar hihi~
Mas assistam chihayafuru (se quiserem), possível que vocês entendam mais do jogo (ou não).

Então, tiau. Feliz Natal e Feliz Ano Novo pra vocês s2~

4 comentários:

  1. Sua explicação não foi tão ruim ><
    O jogo parece ser bem interessante, nunca tinha ouvido falar dele antes.
    Gostei do post (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada *O*, isso me deixou aliviada até. Quando eu vi esse jogo em chihayafuru fiquei realmente interessada, parece legal ;3
      Feliz ano novo s2~

      Excluir
  2. Estou assistindo esse anime , *-* o jogo é fascinante, seria legal poder joga-lo .. :D Gostei do Post ~ Parabéns ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem esse e Uta-koi que conta as histórias dos 43 poemas romanticos do karuta. O jogo é mt bom *O*
      obrigada c:

      Excluir

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.