terça-feira, 30 de outubro de 2012

Samurai Sentai Shinkenger

Dessa vez, eu trouxe algo diferente. Eu resolvi falar de um tokusatsu. 

Pra quem não sabe, tokusatsu (de "tokushu kouka satsuei") significa "filme de efeitos especiais". Antes, tokusatsu era qualquer produção cinematográfica ou televisiva que tinha efeitos especiais. Hoje em dia são séries live action de super-heróis produzidos no Japão.
As séries tokusatsu no Japão são feitas para todas as idades, algumas mais infantis outras mais adultas, mas todas trazendo mensagens de justiça, amizade, respeito, bondade e coragem.
Isso você acha em qualquer lugar da internet. 

Acho que todo mundo conhece Power Rangers. Power Rangers é uma franquia de séries de televisão infantil que adapta os tokusatsus para o mercado norte-americano. Existem milhares de Power Rangers (pra ser mais exato, 19 temporadas + 2 // 1 em fase de produção para 2013 e 1 projeto para 2014) assim como tem milhares de Tokusatsus. E desses milhares, hoje eu vou falar de Samurai Sentai Shinkenger (ou apenas Shinkenger).




Shinkenger conta a história de cinco samurais (um lorde e seus vassalos) que protegem a terra dos Ayakashis e dos Gedoushuu, demonios samurais que invadem a terra constantemente. 
Há muitos anos, aconteceu uma batalha entre os Gedoushuu e os samurais. No fim, os cinco samurais conseguiram selar os demônios no Rio Sanzu, através da energia chamada de "Mojikara", prevenindo que os monstros voltassem a invadir o mundo terrestre. 


Nos dias de hoje, o líder dos Gedoushuu, Doukoku, quebra o selo e envia Akayashis (monstros malignos) para inundar o mundo dos humanos, para que o barco em que os Gedoushuu vivem possa navegar livremente pela Terra. Entretanto, Takeru Shiba, o 18º descendente do clã Shiba (família de Samurais que luta contra os Gedoushuu há muitos anos) recruta os quatro vassalos descendentes das famílias que serviram a sua no passado, pra que eles impeçam que os Gedoushuu invadam a Terra e dominem-a.
Então, Tani Chiaki (Shinken Green/Shinken Verde), Shiraishi Mako (Shinken Pink/Shinken Rosa), Hanaori Kotoha (Shinken Yellow/Shinken Amarela) Ikenami Ryunosuke (Shiken Blue/Shinken Azul) e Shiba Takeru (Shinken Red/Shinken Vermelho), vão fazer de tudo para que o mundo esteja a salvo. 

Nos primeiros capítulos nós podemos ver um pouco sobre a história de cada personagens. Cada um tem uma história diferente. Além dos personagens principais também temos Jii, que criou Takeru e é visto constantemente no toku.

Em quase todo capítulo aparece um Ayakashi diferente e então eles o destroem. Depois, ele volta beeem maior e então, os samurais têm que juntar seus Origamis e daí formar o Shinken-Oh, que é aquele robozão gigante (acho que é um clichê de tokusatsus).

Em quase todo capítulo aparece um Ayakashi diferente e então eles o destroem. Depois, ele volta beeem maior e então, os samurais têm que juntar seus Origamis e daí formar o Shinken-Oh, que é aquele robozão gigante (acho que é um clichê de tokusatsus).

Bom, mais pra frente do anime, encontramos o Shinken Gold e outra Shinken Red. 

Esperaí... Já não tem um Shinken Red? E esse outro Shinken Red é menina?

Kaoru Shiba é a verdadeira 18ª líder do clã Shiba, mas foi mantida oculta desde a infância, quando seu pai, o Shinken Red anterior, morreu selando Doukoku. Takeru, desde então, tem agido como um líder, liderando a equipe no lugar de Kaoru enquanto ela trabalhava em aperfeiçoar o selo que deteria Doukoku de uma vez por todas. É sempre muito quieta e reservada, mas é bastante grata aos Shinkengers pelo progresso que fizeram impedindo Doukoku até então. Por ter os mesmos poderes de Takeru, controla as mesmas armas que ele. Ao final da série, ela decide adotar Takeru, tornando-o oficialmente o 19º líder do clã Shiba. 

E o Genta Umemori ou Shinken Gold é um vendedor ambulante de sushi e amigo de infância de Takeru.  Ele fugiu para procurar seu pai, que havia sumido. Antes de fugir, Takeru lhe deu o disco Ika (lula), que possibilitou Genta criar mojikara eletrônico ("Denshi Mojikara") para ajudá-lo a se tornar um samurai. Retorna posteriormente como o guerreiro dourado dos Shinkenger. Sua personalidade é o oposto de Takeru, sendo brincalhão e escandaloso. Sua arma é a Espada-Calculadora Lancinante Sakana-maru e seus Origami são os Ika Origami e o Ebi Origami.


Com um total de 49 episódios, Shinkenger é um bom tokusatsu, que vale a pena assistir. Apesar de ter seus pontos positivos e seus pontos negativos, eu recomendo pra todos que querem assistir algum tokusatsu. É a 33º série de Super Sentai e foi exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time de 2009 à 2010. O seriado é atualmente adaptado para Power Rangers: Samurai.

Na minha opinião, tem uma boa trilha sonora e bons atores. As lutas são diversificadas (as vezes) e eu gostei do toku.

Vocês podem baixar (em inglês) na TV Nihon ou assistir no youtube pelo canal ShinkengerBr.

Foi o minha primeira Série Sentai (que eu ainda não terminei) e eu achei bem legal e diferente. Eu espero postar mais tokusatsus pra vocês em breve, pra sair um pouco do tema de sempre (anime). Existem muitos que eu quero assistir.

2 comentários:

  1. NOSSA QUE SAUDADE DE POWER RANGERS!!! KKKKKKKKKKK
    Falar em Tokusatsu pra mim é tipo falar de algebra pra mim, não entendo nada.
    A diferença é que eu gosto até de Tokusatsu, vi um pouco fora Power Ranger, mas bem pouquinho e até já esqueci XD
    Mas uma coisa que eu adorava era Power Ranger vei... acho que não vou ter saco de ver nenhum Tokusatsu hoje em dia, mas para os amantes é uma boa escolha buscar novos interessados e novas paixões HAUHSAUSHAUHSUHSAUSHAUSHAUSAHSH
    Post bom, e começou a usar o 'expansão de postagem' vulgo quebra de links ou o nome do que aquilo tenha HSAUSHAUHSUSHUHAUSASHSUAHSU XD
    São detalhes que eu fico observando, me mate kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Kissus Kissus <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKK Eu também não sei muito de tokusatsu. Eu também gostava de Power Rangers, mas não era fãã :3 Eu também não tenho saco pra ver tokusatsu, só de ver que tem tantos episódios eu desanimo, mas é uma experiencia diferente, então se torna mais legal.
      Obrigado ^^

      Excluir

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.