domingo, 10 de junho de 2012

Gramática - Numerais: A diferença entre nana/shichi, ku/kyu e shi/yon .

Oi gente! Bem nós criamos 2 páginas para ajudar vocês a entender melhor o mundo otaku e a lingua japonesa. Em breve teremos uma página sobre a cultura japonesa e o mundo otaku do japão e muitas curiosidades muito legais e sobre algumas lendas e contos do japão. Nessa postagem eu vou falar sobre um tópico que muitos devem ter dificuldade na língua japonesa, talvez até os próprios japoneses. Sobre números que têm 2 nomes. Daí a pergunta: quando se usar cada um?

七 pode ser pronunciado なな (nana) ou しち (shichi)

九 pode ser pronunciado く (ku) ou きゅう (Kyuu

四 pode ser pronunciado よ ん (yon) ou し (shi).

É basicamente o que "soa melhor". Não existem regras. Por exemplo a palavra "abril", 四月, é pronunciado しげつ (Shigatsu).

O segundo kanji, 月 (lua) é pronunciado つき (tsuki), がつ (gatsu) ou げつ (Getsu). Se você não é nativo, basicamente você tem que aprender as palavras - os sons das palavras - e, em seguida, conecta-las até que a combinação de kanji signifique o certo.

Por exemplo .. Fevereiro = 二月 (Nigatsu) Mas .. 二月 pode significar にがつ / Nigatsu (fevereiro) ou ふたつ き / futatsuki (dois meses). É tudo uma questão de contexto. Se você ver 二 日 二月, dois dias e dois meses, provavelmente significa ふつか にがつ - 02 de fevereiro (futsuka Nigatsu).

Ou seja, não tem nenhuma regra, eh o que soa melhor. Como se fosse: A minha tia gosta do ler. / A minha  tia gosta de ler. O que soa melhor basicamente será o certo.

Como com todas as línguas, as crianças japonesas aprendem a língua falada em primeiro lugar, e depois a linguagem escrita que se encaixa. Se tentar aprender tudo ao mesmo tempo, pode ser muito difícil entender um kanji específico com uma leitura específica. Você vai ter um monte de problemas, se você só pensar "Oh, este kanji é pronunciado A, B ou C" e tentar combiná-los com todas as combinações possíveis. Alguns kanjis, como 生, tem muito mais de 30 pronúncias dependendo do contexto. Então tente aprender com calma.

OBS: Os números em japonês podem ser escritos com algarismos arábicos (1, 2, 3) ou com numerais chineses (一, 二, 三). Os algarismos arábicos são usados com mais frequência na yokogaki(escrita horizontal) e os numerais chineses são mais comuns em tategaki (escrita vertical).

Se você não souber o que é Kanji clique >>aqui<<

2 comentários:

  1. véi...continuo com duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tipo o que soa melhor, se você falar "Eu sou do São Paulo" vai soar estranho e errado, o certo é "Eu sou de São Paulo". No japonês é a mesma coisa, mas pra aprender qual soa melhor você precisa conviver com a língua, aprender a língua, e a questão é essa. Bom, obrigado por comentar ^^

      Excluir

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.