domingo, 30 de janeiro de 2022

10 anos do Otaku Face!

Sim!! Voltamos!! É com grande alegria que anunciamos que, em 2022, o blog Otaku Face completa 10 anos de existência. Uma década inteira!!!! Nem nós conseguimos acreditar que já faz tanto tempo. Como comemoração, nós da equipe decidimos retornar para compartilhar com vocês novas postagens que serão feitas ao longo do ano inteiro. Iremos trazer tudo o que pensamos sobre filmes, séries, doramas, animes, mangás, língua e cultura japonesa, coreana, tailandesa e etc, disney, música, cinema, entre muitas outras coisas para o blog, mantendo os temas que sempre abordamos por aqui e também acrescentando coisas novas que têm nos interessado nos últimos anos. Então fiquem de olho no nosso blog e nas nossas redes sociais e nos acompanhem nessa nova jornada!

Para estrear essa nova era do blog, neste post iremos comentar as diversas mudanças que o blog já passou, quem éramos quando tudo começou e quem somos agora, na esperança de que vocês possam nos conhecer melhor e entender como mudamos ao longo desses anos. Vamos nessa?

Antes de começar... E aí, galeraaaa!!! Como vocês estão? Já faz muuuuuito tempo desde a última vez que estivemos aqui. Já tinha se esquecido da gente, né? Mas estamos de volta! Para os que estão chegando agora: sejam muito bem-vindos! Nós somos o Otaku Face e é um prazer tê-los aqui. 

A ideia de criar o blog veio de um membro da nossa equipe, o Caio, que sempre teve interesse em compartilhar suas ideias na internet e sempre gostou de escrever. Inclusive, esse não foi o primeiro blog dele. Em meados de 2011, Caio começou a se interessar fortemente pela cultura pop japonesa (animes e mangás principalmente) e pela música coreana (k-pop), até que, em 2012, ele decide começar um novo blog para poder comentar sobre seus animes favoritos. Por se considerar otaku (e por não conseguir colocar outros nomes), ele decide nomear seu blog de "Otaku Face". A primeira versão desse blog era, inclusive, em outra plataforma (Wordpress), e a primeira postagem aconteceu em 11 de março de 2012. 

Primeira postagem do blog.

As primeiras resenhas foram sobre os animes "Inu x Boku SS" e "Another", além da recomendação do canal do Youtube "Aqui Pode". Poucos dias depois, após divulgar seu blog para seus colegas, uma grande amiga de Caio, que também possuía gostos parecidos com os dele (animes, mangás, k-pop), demonstrou interesse em participar do blog e poder escrever suas próprias opiniões. Essa seria a Jenny, o segundo membro da nossa equipe e que também participa até os dias de hoje.

Postagem de anúncio da autora Jenny.

Além da Jenny, outras participantes foram anunciadas na época, mas suas participações duraram pouco. Apenas Caio e Jennifer se mantiveram na equipe, e seremos nós dois que traremos novas adições para o blog durante os próximos meses. Prazer conhecê-los! Se quiserem saber mais sobre nós e sobre as outras integrantes da equipe, deem uma olhada na página sobre

Alguns meses depois, nos deparamos com algumas dificuldades técnicas e percebemos que precisávamos de uma mudança de plataforma, já que as funções do Blogspot se adequavam muito melhor às nossas necessidades. Dessa forma, viemos parar aqui, neste domínio. E aqui ficamos. Passamos por muitas mudanças de aparência (ver página galeria), escrevemos sobre diversos animes e mangás, criamos redes sociais e passamos a ter seguidores. 

Aparência do blog em 2012.

Bom, a realidade é que quando começamos este blog éramos apenas crianças. Porém, durante muito tempo, publicar nossas opiniões e interagir com outros blogs foi uma de nossas principais diversões. Conseguimos diversas parcerias com outros blogs sobre cultura japonesa (saudades do OtaCute!), conhecemos pessoas incríveis (algumas com quem conversamos até hoje), fizemos parte de grupos maravilhosos (RIP Onigiri Quase Prédio 😭), ganhamos diversos seguidores e apoiadores. Aprendemos a escrever, falar sobre nossos sentimentos, emoções, opiniões, desabafos. Algumas postagens nossas chegaram a mais de 20 mil acessos (graças aos talentos da Jenny)!!! Tivemos um total de 493 comentários em nossas postagens!! O Otaku Face foi uma grande parte da nossa adolescência e nós nunca esqueceremos essa época. Mas... nós crescemos. 

Saímos do ensino fundamental. Saímos do ensino médio. Com o tempo, fazíamos cada vez menos postagens. O interesse do Caio pela língua e cultura japonesa o fez ser aprovado na universidade para o curso de Língua e Literatura Japonesa. Jennifer ingressou no curso de Psicologia. Ficamos sem tempo. Postávamos cada vez menos. Entramos em um semi-hiatus. Quando postávamos, muitas vezes não era sobre nada relacionado ao Japão ou Coreia do Sul. Até que em 2017 fizemos nossa última postagem e entramos de vez em um hiatus. Estávamos cansados de nos prender ao blog, nos forçar a postar. A vida simplesmente aconteceu.

Desde então, nos formamos na universidade, desenvolvemos novos interesses, criamos novos vínculos. Hoje somos adultos (mesmo sendo difícil de acreditar às vezes). Deixamos de nos interessar tanto em animes, mangás, k-pop. Nossos pensamentos mudaram. Temos ainda menos tempo para escrever do que antes. Mas nosso carinho pelo blog nunca mudou. Temos muito orgulho de abrir esse site e ver tudo o que criamos. Todos os nossos pensamentos, memórias, dedicação e interesses arquivados em um só lugar. Muitas vezes pensamos em voltar, mas nunca saiu do papel. Até que 2022 chegou e a lembrança de que há exatos 10 anos atrás tudo isso começou nos fez perceber que era a hora certa de voltar. 

Sim, muita coisa mudou. Mas muitas coisas mudam para melhor. E percebemos que muitas coisas também ficam com a gente pro resto da vida. Durante a universidade, Caio aprendeu muito mais sobre a cultura japonesa e descobriu diversos novos interesses que ele não vê a hora de poder compartilhar com vocês (literatura, língua e cultura japonesa, cinema, doramas, BLs e, claro, muitos animes, mangás e k-pop). Jenny também espera poder expressar sua opinião sobre o que aprendeu durante a faculdade, sobre os livros que tem lido, filmes e séries que assistiu e muito mais. Queremos trazer pra vocês nossas opiniões mais maduras e com pontos de vista diferentes do que tínhamos antigamente. Acreditamos que será uma nova fase para o Otaku Face, uma fase um pouco mais adulta, e estamos muito animados com isso.

Uau! Uma década... É realmente difícil de acreditar. Obrigado a todos que nos acompanharam em qualquer momento de nossa jornada. Obrigado a todos que estão chegando agora e estão interessados no que temos a dizer. Estamos muito ansiosos para começar de novo e esperamos que vocês gostem do que vamos trazer. Vamos nos esforçar ao máximo para estarmos presentes durante essa nova era, tanto aqui quanto nas nossas redes sociais, então não se esqueçam de nos seguir por lá. Nos vemos em breve. Até mais!

Facebook |  Twitter | Instagram (Caio / Jenny

- * -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.