sábado, 1 de setembro de 2012

Vocaloids


Konnichiwa~! Nessa postagem, vou falar pra vocês sobre os Vocaloids que acho que quase todo mundo já ouviu uma música de algum deles ou então pelo menos sabe um pouco da história dos Vocaloids. Ah não?! Então vai ficar sabendo agora nesse post. Pode ser meio cansativo de ler, mas aqui terão informações precisas sobre esses fenomenos. Créditos principalmente para Vocaloid Brasil e Gaby OtakuExistem muitas informações imprecisas e erradas a respeito de Vocaloid na internet, sites grandes de tecnologia e cultura geek até comentam o assunto mas acabam errando por falta de informação. 



O que é Vocaloid? 




Vocaloid (ボーカロイドé um software de síntese de voz  100% sintéticas atravéz de fonemas. Sua primeira versão foi lançada em 2003 pela divisão musical da Yamaha. O objetivo inicial do programa era servir como vocalistas de apoio para artistas caseiros, DJs e estúdios musicais.
Para funcionar o software requér bancos de vozes, que simplesmente são samples de uma pessoa, que quando lidas pela engine vocaloid, permitem mudar o pitch, o volume, a intensidade da nota, entre muitos outros aspectos.
A segunda versão do programa, lançada em 2007, permitiu melhoras consideraveis no poder de sintetização.
Em outubro de 2011 será lançada a terceira versão do programa, entre seus diferencias encontra-se a portabilidade de vocaloid2 para vocaloid3, transições mais suaves de notas e uma interface mais aprimorada.  



O início dos Vocaloids
A Zero-G Corporatio foi a primeira empresa a desenvolver voicebanks (vozes) para Vocaloid, os primeiros voicebanks lançados se chamaram Leon e Lola. Ambos foram lançados comercialmente em 2004 e receberam prêmios no NAMN. Tanto Leon quanto Lola são vocaloids inglêses.
Depois das vendas razoaveis de ambos os softwares, a Zero-G produziu mais um voicebank para vocaloid, dessa vez utilizaram uma voice actor conhecida na Inglaterra chamada Miriam Stockley, o nome da vocaloid foi em sua homenagem: Miriam. Hoje em dia Miriam ainda é considerada uma das melhores vocaloids inglesas.

No Japão
Em novembro de 2005 a Crypton Future Media lançou seu primeiro voicebank para vocaloid chamado Meiko. Ela foi a primeira a adotar um avatar. Sua voz foi reconhecida e bem aceita pela qualidade.
Logo após, em fevereiro de 2006, a mesma empresa lançou um vocaloid masculino chamado Kaito, que recebeu esse nome devido a fácil pronúncia e para combinar com a antecessora, Meiko.
As vozes de Meiko e Kaito foram escolhidas e programadas para soarem harmoniosas em dueto.

2ª Geração
A versão aprimorada do primeiro software foi lançada em 2007, juntamente com ela uma nova empresa chamada PowerFX lançou um voicebank chamado Sweet Ann, ela foi inicialmente destinada ao público indie e musicistas do MySpace.
Em outubro de 2007 a Crypton lançou o primeiro voicebank para Vocaloid2 chamado Hatsune Miku, seguindo a mesma linha de pensamento, a empresa lançou seu produto com um avatar acoplado a um pequeno perfil da “personagem”. Hatsune Miku foi o maior sucesso de vendas que a história de vocaloid já viu. A personagem gerou merchandising, CDs , roupas, carros, jogos, etc, que somando se tornam em uma franquia milionária.




Subsequente ao sucesso inicial, a Crypton lança dois novos voicebanks chamados Kagamine Rin/Len, seguindo a mesma técnica de marketing. Sua recepção foi ruim devido a problemas com seus voicebanks. 6 meses depois eles foram relançados.
Zero-G volta ao mercado lançando uma vocaloid apropriada para a ópera chamada Prima. Devido a seu método de gravação, a limitação desse voicebank para outros gêneros musicais é alta, tornando-a imprópria para quase todos os outros gêneros.
O próximo vocaloid a ser lançado segue a mesma linha dos outros vocaloids da Crypton, a voz chamada de Megurine Luka possui dois voicebanks, um em inglês e outro em japonês. Ela é a vocaloid mais popular entre os usuários ocidentais.

Bom, tem muito mais história de vários outros, mas o principal nós já falamos. E aproveitando, ontem foi o aniversário da Hatsune Miku. Os outros vocaloids fizeram uma musica especial pra ela, que aliás ficou muito legal.


E dia 29 no encerramento do Natsu Matsuri da Miku ,realizado pela SEGA em comemoração ao aniversário da Miku-chan e o lançamento do Project Diva f, aconteceu um show na Baia de Tokyo e para quem imaginou uma projeção em tela trasparente como de costume se enganou! Dessa vez projetaram a Miku em uma cortina de água! Perai, tem um detalhe... EM UMA CORTINA DE AGUÁ ENORME!!! Imagine você lá de boa e vê uma tela de cinema flutuando no céu! Exatamente, foi isso o que a SEGA fez.
O Show foi transmitido pelo Nico² e estava muito bonito. Uma Miku gigante invadindo o Japão!
No início foram apenas os PVs das musicas do Project DIVA f, mas depois a Miku gigante apareceu para dançar! Foi um Show bem curto, pouco mais de meia hora, mas com certeza vale muito a pena assistir! Quem já estava enjoado dos shows que sempre eram a mesma coisa vai gostar bastante dos efeitos novos.
O Show começa só com os PVs do Project DIVA f, Himitsu Keisatsu, Cat Food, World end Dance Hall, e Summer Idol. Então depois dessas musicas que realmente começa o Show. A Miku gigante aparece e dança Weekender Girl, ODDs & ENDS e finaliza com Time Machine mas volta para o Encore com a 39.



É isso. Espero que tenha ajudado!!! 
Sayonara ~ 
Omedetou Miku-san ~

*Caio*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.