sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Etiqueta básica do Japão

Nos animes eu já vi alguns costumes japoneses que eu achei bem diferentes. Eu estava estudando sobre esses costumes e achei legal postar no blog, pra vocês terem uma ideia de como os orientais são educados.


1. O cumprimento:
O mais novo sempre cumprimenta antes do mais velho, quem tem posição social melhor espera o cumprimento do outro ou aquele que possui um nível inferior na empresa em que trabalha, deve cumprimentar o superior, e assim vai. Ao cumprimentar uma pessoa, você tem que se curvar, e vale lembrar também que, quanto maior o afeto pela pessoa, você tem que se curvar mais, para mostrar o seu respeito e admiração pela pessoa.


2. Cartão de Visitas:
Os japoneses ao conhecer alguém, dão a essa pessoa um cartão de visitas, como um meio de se apresentar. Porém assim como o cumprimento, a pessoa tem que se curvar, dar o cartão com as duas mãos e olhar para ele (o cartão). Se vocês assistiram Sekai-ichi Hatsukoi, perceberam que em um episódio que o Onodera conhece uma pessoa, ele lhe entrega um cartão.


3.Visita a casa de uma pessoa:
Antes de entrar você tem que tirar seus sapatos somo um símbolo de higiene e para não dar trabalho à dona de casa, isso porque no Japão não é comum ter empregadas domésticas. E ainda quando há convidados, os japoneses um lanche ou um chá, por isso os convidados costumam levar um presentinho (omyanguê), que normalmente é um doce ou um slagadinho, para complementar o chá, mas eles também levam um enfeito ou algum utensílio doméstico. E  sempre diga  “O-djama shimasu” (desculpe incomodar) ao entrar na casa de alguém.

4. A mesa no almoço e jantar:
As refeições são geralmente servidas em porções individuais, e são colocadas em pratinhos e potes, mas também pode ser servida em pratos maiores, para dividir com os outros que estiverem a mesa.





5. O chá:
Em muitas casas japonesas se oferecem chá verde, café ou chá preto, de acordo com a preferência do convidado. Porém os japoneses não tomam chá verde com açúcar ou leite.


6. Café da manhã:
Sempre bem reforçado, os orientais costumam tomar a sopa de massa de soja, missoshiro, com gohan (arroz branco e empapado), com algum okazu, mistura, para que eles comecem o dia bem alimentados.


7. O uso do hashi:
No começo era usado apenas por pessoas ricas e por volta do séc.  XVIII, toda a população começou a usa-lo. Porém, o original não era igual ao atual. Ele era feito de uma tira de bambu dobrada ao meio, e funcionava como uma espécie de pinça, mas com o tempo outros materiais foram incorporados, como osso de animal, madeira, marfim ,ouro, metal.
O que não se deve fazer:
• cruzar os hashis
• Jamais espete o hashi na comida
• Nunca pegue a comida na posição vertical
• É falta de educação escolher a comida com o hashi.A etiqueta japonesa permite que a pessoa leve o tchawan (tijela usada para comer) perto da boca. Mas é deselegante empurrá-la para a boca, principalmente usando o hashi!O costume em geral é manter a tigela de arroz a sua esquerda e utilizar a mão direita para pegar o alimento com o ohashi.É muito esquisito e falta de educação, dividir o mesmo prato, passar a comida para o outro com o seu hashi.


Por enquanto é isso gente, claro que vou postar mais sobre alguns costumes japoneses. Espero que tenham aprendido como é um pouco os costumes do Japão. Kissus~



Um comentário:

  1. Eu fico meio que chocada com algum fanatismo que o povo otaku tem sobre os costumes japoneses. Bem, é óbvio que uma explicação para os costumes japonese sdeve existir, mas fazer com que ele pareça superior ao do Brasil é estranho (to falando isso não do post, mas em geral que eu vejo o que o povo comenta quando le ele).
    Por exemplo: Os japoneses tomam café da manhã reforçado porque eles não almoçam direito: Ficam trabalhando e o que eles comem são bentous ou lanches. Na hora de chegar em casa, algumas casas japonesas tinham o tatami, então é inviável ficar de sapato ou chnelo na casa (algumas utilizam aquelas pantufas etc).; e virou um costume mesmo.
    Se curvar parece uma coisa BEM estranha aos brasileiros, mas é uma coisa bem comum no Japão, e não é uma coisa estranha de se fazer, afinal eles fazem até na escola isso com frequencia. Falo isso não com uma fanatica ou aante do Brasil mais do que o Japão; nem uma fanatica do Japão, mas porque sempre tem um outro ângulo-não-fanatico de se ser uma Otaku mas explicando isso XD (e eu já fiz muito isso daí, pelo menos na minha estadia ao Japão) LOL

    ResponderExcluir

• Não comente nada ofensivo.
• Avisos sobre erros na postagem são bem-vindos.